Novos contatos com a leitura

 

Para terminar estas três primeiras aulas, voltemos ao começo: Por que ler?

 

Atividades

 

1. Os textos que você vai ler agora têm um enfoque único: o prazer da leitura e quanto ela é importante. Entretanto o autor de cada um deles utilizou prismas diferentes para mostrar isto. Por exemplo, o primeiro texto mostra a leitura como um mecanismo de posse da realidade e do saber formal. O último, texto 8, já questiona a eventual conseqüência do uso intenso de imagens em detrimento de palavras.

 

Leia e identifique, nos textos de 2 a 7, o prisma com que cada autor trabalhou sobre o assunto Leitura.. Há um quadro para você preencher ao final dos textos.

 

Texto 1

 

A leitura permite-nos a interação com o mundo, com as pessoas, com as idéias e convicções alheias, enfim nos leva a interagir com a realidade que nos cerca. Pode-se dizer que, pela leitura, tomamos posse dessa realidade e somos capazes de estabelecer relações que, por sua vez, nos habilitam a analisar os fatos e a nos posicionarmos diante deles. Pela leitura, podemos ainda penetrar num mundo prazeroso de aventuras, de fantasias, de humor, enfim, num jogo mágico em que somos sempre vencedores graças à satisfação que ele nos proporciona. Por ela [ a leitura], também nos apossamos do saber formal, inteiramo-nos do que se passa no mundo e colhemos elementos para nosso aperfeiçoamento. (Ignácio, S.E. Tópicos sobre leitura.SP:UNESP , 2004, p.10).

 

Texto 2

 

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. (Carlos Drummond de Andrade, poeta modernista brasileiro)

 

Texto 3

 

A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados. (René Descartes, filósofo do século XVIII)

 

Texto 4

 

Viajar pela leitura

Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.

É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.

Experimente!

Assim sem compromisso, você vai me entender.

Mergulhe de cabeça na imaginação!

(Clarice Pacheco, escritora brasileira do final do século XX)

 

Texto 5

 

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro. (Henry Thoreau, escritor norte-americano do século XIX)

 

Texto 6

 

A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão. (Francis Bacon, filósofo inglês do século XVI)

 

Texto 7

 

De um autor inglês do saudoso século XIX: O verdadeiro gentleman compra sempre três exemplares de cada livro: um para ler, outro para guardar na estante e o último para dar de presente. (Mário Quintana, escritor brasileiro)

 

Texto 8

 

O aperfeiçoamento da imagem, por exemplo, provocou inquietações e levou até mesmo a previsões catastróficas em relação ao futuro da leitura e do livro. Temia-se que a era de Gutemberg estivesse prestes a ser tragada pelo poder incomensurável das transmissões eletrônicas, do laser, dos satélites. (Maria Thereza Fraga Rocco)

 

Prencha o quadro como solicitado.

 

Textos

Prisma

1. Ignácio, S.P

Posse da realidade e do saber formal

2. Carlos Drummond de Andrade

 

3. René Descartes

 

4. Clarice Pacheco

 

5. Henry Thoreau

 

6. Francis Bacon

 

7. Mário Quintana

 

8. Maria Thereza Fraga Rocco

Relação imagem/palavra

 

Clique aqui para acessar o gabarito

 

2. Utilizando quaisquer gêneros que você aprendeu, ou já conhece, escreva sobre a importância da leitura, sob seu prisma. Depois de escrever o texto, leia-o e identifique a perspectiva (prisma) que você escolheu.

 

Clique aqui para acessar o gabarito

 

Páginas     1    2    3    4

 

Acesso ao Sumário

Anhanguera Educacional. 2011 © Todos os direitos reservados